MANTER O PESO DURANTE O VERÃO?

20/06/2019

Uma dica a ter em conta...

Com o clima a melhorar e com os miúdos a finalizar o ano escolar, muitas pessoas começam a entrar em ‘modo férias’ a partir desta altura. O período de férias coloca novos desafios a quem quer manter o peso ou atingir certos objectivos ao nível da alimentação.

Por essa razão, partilhamos com os nossos seguidores uma nova estratégia para manutenção do peso nas férias, baseada num artigo científico que foi publicado no final do mês de Maio e que achámos interessante e útil.

Este estudo examinou 111 adultos com idades entre 18 e 65 anos, concluindo que os participantes que se pesaram diariamente em balanças e receberam ‘feedback’ gráfico das suas mudanças de peso, mantiveram ou perderam peso durante a temporada de férias, enquanto os participantes que não realizaram pesagem diária, ganharam peso.

Segundo os psicólogos que realizaram o estudo, a maioria das pessoas são realmente sensíveis a discrepâncias ou diferenças no seu peso quando têm um objetivo definido. Quando as pessoas vêem essas alterações, isso tende a levar a uma mudança de comportamento, por isso, a pesagem diária acaba por mostrar isso às pessoas de uma forma muito clara.

Outros estudos anteriores mostraram que a temporada de férias pode levar a um aumento de peso que persiste após o término das férias, o que pode contribuir para o ganho de peso anual. Este estudo ainda acrescentou que indivíduos com excesso de peso ou obesidade são suscetíveis a aumentar mais de peso durante as férias. Por outro lado, indivíduos que praticam exercício regularmente não estão protegidos do aumento de peso durante as férias.

O que o artigo concluiu, que vai de encontro ao que muitas ssoas sentem, é que as férias são das épocas do ano em que as pessoas são mais suscetíveis ao aumento de peso num período muito curto de tempo, podendo o mesmo ter um grande impacto na saúde a longo prazo.

Posto isto, obviamente que se percebe que o método de pesar-se regularmente durante as férias ainda não está totalmente validado, mas pode claramente ser uma estratégia que ajudar a manter o peso numa altura em que temos tantas alterações à nossa rotina diária.

Noutros contextos, desaconselharíamos esta prática. Todavia, nestas alturas, poderá fazer sentido que seja utilizada para o controlo do peso.

 

MANTER O PESO DURANTE O VERÃO?