LESÕES NO JOELHO

17/11/2021

Algumas informações relevantes sobre este tipo de lesão

Uma das lesões com que somos frequentemente confrontados na FisioKorpus é a ruptura de ligamentos do joelho, que é muito comum em pessoas que praticam Desporto. A fisioterapia é indicada para o tratamento destes casos, podendo até ser, em certos casos, uma boa alternativa à cirurgia de reconstrução dos ligamentos.

É óbvio que o tratamento fisioterápico depende da idade e se existem outros problemas no joelho. Todavia, geralmente, é feito com o uso de aparelhos, exercícios de alongamento, mobilização articular e de fortalecimento dos músculos da coxa anterior e posterior, principalmente, para garantir a estabilidade da articulação e o retorno das atividades diárias o mais rápido possível.

A fisioterapia pode ser iniciada no mesmo dia em que houve a ruptura do ligamento do joelho e o tratamento deverá ser progressivo e feito diariamente até que o indivíduo que recupere completamente. As sessões podem durar de quarenta e cinco minutos a uma hora, dependendo do tratamento escolhido pelo fisioterapeuta e dos recursos disponíveis.

O número de sessões necessárias depende do estado geral de saúde da pessoa, da idade e da adesão ao tratamento. Mas, geralmente, adultos, jovens e adolescentes com boa saúde, e que fazem as sessões de fisioterapia, pelo menos, três vezes por semana, poderão recuperar em cerca de trinta sessões. Porém, isso não é uma regra e pode ser necessário mais tempo para a recuperação completa.

Somente o fisioterapeuta que está direcionando o tratamento poderá indicar aproximadamente quanto tempo de tratamento será necessário, mas durante as sessões, o fisioterapeuta poderá reavaliar o indivíduo continuamente para verificar os resultados e, assim, poder alterar ou acrescentar outras técnicas fisioterápicas, que cumpram melhor o objetivo pretendido.

LESÕES NO JOELHO