TRATAMENTO DA LOMBALGIA

22/06/2022

Serviço ao seu dispor na FisioKorpus

A lombalgia, popularmente conhecida como dor lombar ou dor na coluna, é considerada pela Organização Mundial de Saúde como o principal problema de saúde funcional nos países ocidentais industrializados. Estima-se que 15% a 20% dos adultos têm dores nas costas durante um único ano e 50% a 80% experimentou pelo menos um episódio de dor nas costas durante toda a vida.

Os fatores de risco para o desenvolvimento de lombalgias são multidimensionais, tais como esforços físicos, obesidade, fumo, determinados tipos atividades profissionais, sedentarismo, maus hábitos posturais, síndromes depressivas, trauma, gravidez, trabalho repetitivo, fatores ambientais, entre outras situações, contribuem para o risco de dor lombar.

Já no que se refere ao tratamento, muitos métodos conservadores como fisioterapia manual, técnicas de estabilização lombar dinâmica nos estágios agudos da dor, RPG, exercícios proprioceptivos supervisionados, são efetivos na cura da maioria das lombalgias. Felizmente apenas 2% dos casos de hérnia de disco, por exemplo, tem necessidade de cirurgia, o que comprova que o tratamento conservador sempre é a primeira escolha quando o assunto é coluna vertebral.

Caso precise de ajuda, a FisioKorpus tem fisioterapeutas e toda uma equipa que o pode ajudar a ultrapassar situações de lombalgia. Contacte-nos (291 629 000) e faça a sua marcação. 

TRATAMENTO DA LOMBALGIA